teste1
ser produtivo produtividade

Trabalhar muito não significa ser produtivo

A maioria das pessoas precisam ficar no ambiente de trabalho pelo menos 8 horas por dia. Você já parou pra pensar como seria o seu desempenho se isso não fosse obrigatório?

Será que você não seria mais produtivo?

Quando sabemos que ainda temos horas e horas para terminar uma determinada tarefa que não demanda tanto tempo, acabamos enrolando, fazendo coisas menos importantes, checando as redes sociais, perdendo o foco, atendendo o telefone… Quando uma tarefa é mais urgente, ficamos mais focados. Desligamos o telemóvel, fechamos abas desnecessárias, colocamos o fone de ouvido e terminamos o que precisa ser feito.

É por isso que o trabalho remoto e eficiente está em constante crescimento, provocando o abandono do modelo de trabalho existente desde o século XIX. Cada vez mais, as empresas estão percebendo que trabalhar muito não é sinónimo de produtividade e assim, conquistando funcionários mais felizes, satisfeitos e eficientes.

Um artigo do New York Times cita alguns estudos calculando quantas horas os americanos de fato trabalhavam. Segundo uma pesquisa da Microsoft, das 45h de trabalho semanais, 16h são improdutivas. Ou seja, mais de um terço. Já a America Online e a Salary.com, afirmam que os profissionais só trabalham três dos cinco dias da semana.

De acordo com um artigo da Harvard Business Review, a internet transformou a maneira como vivemos, trabalhamos e nos divertimos, e a própria natureza do trabalho passou, em grande parte, de tarefas mecânicas para tarefas que exigem pensamento crítico, solução de problemas e criatividade.

Adam Grant, psicólogo organizacional e autor do best-seller "Originals: How Non-Conformists Move the World", afirma "quanto mais complexos e criativos forem os trabalhos, menos sentido fará prestar atenção ao número de horas trabalhadas". E mais, "Aposto que, na maioria dos trabalhos, as pessoas fariam mais em seis horas focadas do que em oito horas dispersas", afirma Grant.

Cal Newport, autor de "Deep Work: Rules for Focused Success in a Distracted World," afirmou à reportagem que “quatro horas de trabalho profundo e contínuo por dia é ideal para uma mudança produtiva e transformadora em nossas vidas".

Jason Fried, cofundador da Basecamp e autor de "It Doesn’t Have to Be Crazy at Work" concordou, dizendo que ele é realmente produtivo em metade do dia. “Se você não conseguir um bom fluxo de quatro horas por dia, colocar mais horas não vai compensar isso. Não é verdade que, se você ficar mais tempo no escritório, mais trabalho será feito".

Inclusive, para comprovar que muito tempo no trabalho não resulta, necessariamente, em resultado, temos a Suécia. Em 2015, a fábrica da Toyota adotou a filosofia de apenas 6h de trabalho ao invés de 8h, sem redução de salário. E os resultados em apenas um ano foram positivos, mais produtividade, motivação e saúde para os funcionários. Empregados da Toyota em Gotemburgo garantem estar mais felizes, assim como seus patrões, pois o rendimento da empresa subiu em um ano.

A moda pegou e muitas empresas do país começaram a mudar a jornada de trabalho. “Pensamos que a redução da semana de trabalho nos obrigaria a contratar mais funcionários, mas isso não aconteceu, porque todo mundo está trabalhando de modo mais eficiente”, disse Maria Brath, fundadora de uma startup em Estocolmo, que há três anos está dobrando sua receita e lucro anualmente – e o mesmo se deu com a jornada reduzida.

É claro que isso não é uma regra. Muitas vezes temos muito o que fazer e precisamos ficar até mais tarde, finalizar tarefas mais complexas em menos tempo, ajudar os colegas a finalizar um projeto. Mas se as horas no escritório não estão sendo refletidas na sua produtividade, está na hora de mudar. O mundo está se atualizando e quem não for junto, ficará pra trás.

 

blog011

Post anterior - Aplicações que vão aumentar a sua produtividade

blog013

Post seguinte - 12 dicas para ser mais produtivo no trabalho

Quer saber mais? Fale connosco.
comercial@nave16.pt

Follow us

iconmonstr-instagram-11
svg-image
svg-image
svg-image
Logo_Portugal_LISBOA_2020_site_4